Quais habilidades um desenvolvedor front end precisa reunir?
Profissional que atua junto com o back end para finalizar um projeto de desenvolvimento para web

Computer World  11/09/2018 - 10:52

Sabe aquele profissional que dá um show apresentando o trabalho para a turma com uns slides legais, bem diagramados, com imagens atrativas e que tem um jeito criativo de falar? Conhecido como o principal responsável pela parte criativa e de usabilidade de sites e plataformas, o desenvolvedor front end é o profissional que atua junto com o back end para finalizar um projeto de desenvolvimento para web.

O que é front end?

Segundo a Mastertech, startup que capacita talentos para o futuro, front end é a interface primária de um projeto, aquilo que é aparente, o que você vê quando acessa um site ou uma ferramenta. É a parte da aplicação que interage diretamente com usuário, e por isso tão importante que o profissional responsável por ela esteja sempre atento à experiência do público.

O desenvolvedor front end é o responsável por projetar essas interfaces primárias. Enquanto isso, o desenvolvedor back end é o responsável por criar as estruturas que existem por trás do desenvolvimento web, a partir de linguagens de programação como Java, C#, DELPHI, PHP.

Cada um dos papéis são muito importantes e possuem dependência direta um com o outro. Afinal de contas, de que adianta um layout chamativo se o site é estático? Ou uma plataforma construída utilizando as melhores práticas de programação, mas que não gera uma boa experiência do usuário?

Habilidades que um desenvolvedor front end precisa reunir

Na prática, o desenvolvedor front end é o profissional que entende de HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilo) e JavaScript (linguagem de script/programação). Para CSS e JavaScript, existem bibliotecas e frameworks que alguns profissionais se especializam como: Angular, VueJS, Bootstrap, Sass, etc.

Nos últimos anos, a área também viu a introdução de outras linguagens e pseudo-linguagens, como TypeScript e CoffeeScript, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades da aplicação. Caso esteja interessado em ingressar nesta área, um estudo complementar em teoria das cores e design gráfico são diferenciais, pois o apelo visual do front end é um dos elementos essenciais para fazer bonito.

PAGSEGURO

Como criar sua conta no PagSeguro e utilizá-la em sua loja virtual

Se você criou uma loja virtual, certamente irá precisar de um método de pagamento para começar a vender.
LOJA VIRTUAL

12 dados que comprovam o crescimento do e-commerce no Brasil

É preciso entender como está o panorama mercadológico atual da área para estruturar sua loja virtual com base nas oportunidades do setor
TECNOLOGIA

Quais habilidades um desenvolvedor front end precisa reunir?

Profissional que atua junto com o back end para finalizar um projeto de desenvolvimento para web
© 2006 - 2024 - Leve Host - Hospedagem & Soluções para internet. Todos os direitos reservados.